top of page

Potencial do Mediterrâneo Ocidental para a economia azul em debate


A reunião da Regional Platform on Sustainable Blue Economy da União para o Mediterrâneo realizou-se hoje, dia 2 de outubro, com uma elevada participação dos Estados-Membros e com o objetivo de dar seguimento à implementação da Declaração Ministerial de 2021 para a Economia Azul da União.


O foco esteve nas prioridades definidas pelo Roadmap, a monitorização e avaliação das ações desenvolvidas, promovendo a sinergia com os parceiros da Iniciativa WestMed.


Na qualidade de co-presidente do Steering Committee da Iniciativa WestMed, a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, sublinhou a criação do novo Grupo de Trabalho dedicado à promoção de  um Turismo Costeiro sustentável que combina o desenvolvimento socioeconómico e a sustentabilidade dos recursos marinhos destas áreas.


Colaboração, cooperação, coordenação e comunicação, frisou, são elementos essenciais para alcançar os objetivos.


A reunião continuou com a partilha, pelos estados-membros, do ponto de situação da implementação do roadmap e com a apresentação de algumas iniciativas relevantes desenvolvidas em áreas estratégicas pela DG MARE, da Comissão Europeia.


A sessão terminou com a partilha de ferramentas cruciais para o financiamento de projetos que podem ser desenvolvidos pelos parceiros europeus e do Norte de África, que partilham a bacia do mediterrâneo.


Este é mais um momento importante para o desenvolvimento de sinergias entre parceiros com vista à concretização de um objetivo comum: promover o diálogo e a cooperação por um futuro azul da região do Mediterrâneo.

Comentarios


bottom of page