Comité Diretor da Iniciativa WestMED reunido em Bruxelas para preparar novo biénio
- Maria João Ferreira
- 14 de abr.
- 1 min de leitura
Economia Azul e Governança marítima do Mediterrâneo Ocidental

A 1.ª Reunião de 2025 do Comité Diretor da Iniciativa WestMED decorreu no passado dia 9 de abril, no Centro de Congressos Albert Borschette em Bruxelas, com uma agenda que permitiu:
- avaliar os resultados alcançados e as lições aprendidas derivadas das copresidências anteriores 2023-2024;
- discutir expetativas e prioridades para o biénio 2025-2026;
- monitorizar as atividades dos Grupos Técnicos e os resultados chave já atingidos;
- avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos Grupos Técnicos no âmbito das carreiras azuis; competências azuis e literacia do Oceano.
Para além destes, foram ainda revisitados os principais resultados da Hackathon 2024 realizada no Algarve, em Outubro passado, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar em colaboração com o Mecanismo de Assistência WestMED e a Comissão Europeia.
Portugal assume, desde 2024, a copresidência desta Iniciativa. De acordo com a rotação bianual prevista das copresidências, esta foi a primeira reunião conduzida também pela Tunísia, que sucedeu à Mauritânia, e que assim inicia a sua copresidência em 2025.
A Direção-Geral de Política do Mar, que garante o papel de Coordenador Nacional na Iniciativa WestMED, esteve representada pela Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva e pelo Chefe de Divisão de Relações Internacionais e Cooperação, André Vargas Ribeiro.
A Iniciativa WestMED é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que reúne um total de 10 Estados-Membros - Portugal, Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia e Tunísia - num espaço colaborativo que pretende potenciar um espaço marítimo mais seguro, onde a Economia Azul e a governança marítima do Mediterrâneo Ocidental possam ser trabalhadas em conjunto.
Saiba mais sobre a Iniciativa WestMed aqui
Comentários