Notícia
23 de novembro de 2017
DGPM reforça relações bilaterais no âmbito das EEA Grants
A cidade norueguesa de Bergen recebeu um encontro de cooperação entre entidades portuguesas, norueguesas e islandesas no âmbito das EEA Grants.
A DGPM foi uma das entidades nacionais, a par do IPMA e da Escola Náutica Infante D. Henrique, que participou nesta ronda de reuniões que visaram estabelecer parcerias entre promotores de projetos nacionais e potenciais parceiros noruegueses e islandeses.
Esta missão decorreu entre os dias 15 e 17 de novembro e teve enfoque especial nos projetos pré-definidos no domínio do “Crescimento Azul – Economia do Mar Sustentável”, designadamente nas áreas de “Investigação” e de “Educação e Literacia do Oceano”.
O programa incluiu uma visita às instalações da Escola Naútica de Bergen tendo a missão tomado contacto com os modernos simuladores que equipam esta instituição de ensino.
Participaram neste encontro as seguintes entidades norueguesas e islandesas:
-
HBV - Western Norway University of Applied Sciences
-
HSN - University College of Southeast Norway
-
IN - Innovation Norway
-
NFR - Research Council of Norway
-
NTNU - Norwegian University of Science and Technology
-
RANNIS - Icelandic Centre for Research
-
SIU - Norwegian Centre for International Cooperation in Education
As EEA Grants 2014-2021 são um mecanismo de financiamento europeu que tem a Noruega, Islândia e Liechtenstein como estados doadores. A DGPM é a entidade operadora do programa dedicado ao “Crescimento Azul, Inovação e PMEs”, cuja dotação de 44,7 M€, até 2021, será distribuída por três áreas programáticas:
-
Desenvolvimento de negócios, Inovação e PMEs;
-
Investigação;
-
Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem.
Saiba mais sobre as EEA Grants 2014-2021