Monk Seal
Início / Literacia do Oceano / Educational Passages PT / Monk Seal
Educational Passages PT / Monk Seal
Partilhar este conteúdo:
Monk Seal
Escolas: Escola Básica da Torre e Escola Bartolomeu Perestrelo
Segue o MONK SEAL no website do Educational Passages
Vê o estado do vento e das correntes e tenta prever a rota
A Madeira participou no “Educational Passages PT”, através do barco MONK SEAL.
Este pequeno veleiro ficou a cargo de alunos da Escola Básica da Torre (Câmara de Lobos) e da
Escola Básica Bartolomeu Perestrelo (Funchal), que o decoraram com motivos regionais que levassem um pouco da
“pérola do Atlântico” ao outro lado do Oceano.
O nome escolhido foi MONK SEAL, uma referência à foca-monge que podemos encontrar nas ilhas Desertas.
O MONK SEAL foi lançado no Oceano no dia 5 de dezembro, num evento que contou com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do Comando de Zona Marítima da Madeira, da Marinha Portuguesa e do Instituto de Socorros a Náufragos.
Os alunos que participaram no projeto embarcaram a bordo do NRP Cuanza, para o lançamento do MONK SEAL nas águas do Atlântico.
Acontece que o MONK SEAL não se quis despedir da Madeira tão cedo. Navegou à volta da ilha e foi encalhar junto à Ponta do Castelo em São Lourenço. Com o decisivo apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Marinha, foi possível recuperar o veleiro e prepará-lo para novo lançamento.
O dia 18 de janeiro de 2017 marcou novo lançamento do MONK SEAL, que voltou ao mar na expetativa que se afaste definitivamente do arquipélago madeirense.
O MONK SEAL navegou a boa velocidade a caminho do continente americano. Passou entre as ilha de Dominica e Martinica e entrou no Mar das Caraíbas. No início de maio de 2017 (cinco meses depois do seu lançamento) deu à costa na Nicarágua, muito perto da fronteira com a Costa Rica.
Era agora preciso que, na Nicarágua, alguém descobrisse o MONK SEAL e o levasse a uma escola local. Através da posição GPS, que continuava a ser emitida via satélite, conseguíamos perceber que o barquinho fora recolhido e levado para uma casa. Mas quem o teria feito? E como contactar a pessoa (quem quer que ela fosse) que recolhera o MONK SEAL?
É aqui que entra em cena o Raúl, guia turístico de San Juan de Nicarágua de qualidades reconhecidas pelos turistas e conhecedor de todos os recantos e segredos da sua terra. Encontrámo-lo no Facebook e explicámos a aventura deste barquinho. Horas depois, o Raúl fazia-se à estrada em busca do paradeiro do MONK SEAL e encontrou-o na posse de um pescador. Descobrira o barquinho perto da costa e não terá percebido o que fazer com ele.
Em paralelo conseguimos falar com a Câmara Municipal de San Juan de Nicarágua que também se envolveu nas buscas do MONK SEAL e que vai agora procurar que a aventura deste barquinho tenha continuidade junto de uma escola local. A nossa expetativa é a de que seja possível promover o contacto entre alunos madeirenses e nicaraguenses e, claro, que o MONK SEAL volte a ser colocado no Oceano para mais uma aventura.
Este foi um de três veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto “Educational Passages PT”. O seu lançamento integrou-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que vários países do Arco Atlântico participaram. Na Madeira, o projeto foi coordenado pela Estação de Biologia Marinha do Funchal.
Promotores
Apoios