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Educational Passages PT / Metodologia
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Público-Alvo
1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, Escolas Profissionais.
Acompanhamento e Orientação:
O desenvolvimento do projeto nas escolas tem o acompanhamento da DGPM e o apoio técnico-científico do Instituto Superior Técnico, a partir do centro de investigação: ISR-Lisboa.
A implementação conta ainda com o apoio da Oceans On! e da Câmara Municipal da Horta, nos Açores, e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, polo do Observatório Oceânico da Madeira, na Madeira.
Objetivos:
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Explorar de forma holística a relação biunívoca entre o homem e o oceano.
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Aumentar o conhecimento científico acerca do oceano.
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Desenvolver competências transversais de comunicação, planificação, criatividade, trabalho colaborativo.
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Aproximar os jovens de outras culturas.
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Fomentar atividades práticas.
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Compreender a importância das novas tecnologias.
Etapas:
1.ª Etapa - Motivação
Nesta primeira sessão a equipa coordenadora vai à escola para motivar os alunos a envolverem-se no desafio. Fala-se das histórias dos barquinhos que já atravessaram o Atlântico e promove-se o diálogo entre alunos e investigadores (DGPM ou IST) acerca de temas como ventos, circulação oceânica, tecnologia marinha, simulações/previsões.
2.ª Etapa - Exploração
Em contexto de sala de aula (na disciplina de Língua Portuguesa, Cidadania ou Ciências Naturais), propomos que se explore o projeto educativo norte-americano Educational Passages, que deu origem ao “Educational Passages PT”.
Pode ainda explorar-se a história do WEST, o barquinho lançado nos E.U.A. que deu à costa perto da Nazaré. Encontra-se informação sobre o WEST em diferentes suportes.
Websites:
Jornais:
Televisão:
RTP Madeira - janeiro de 2016 (ver aos 14 min 27 seg)
RTP1 - janeiro de 2016 (ver aos 21 min 0 seg)
Questões a debater em sala de aula para explorar a Literacia do Oceano:
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“O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados” - explorar a nossa relação com o Oceano e vice-versa.
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“Há muito por descobrir e explorar no Oceano” – que papel pode ter este veleiro para ajudar a descobrir mais sobre o Oceano e como podemos contribuir para a resolução de problemas ambientais. Para estas questões podem-se utilizar exemplos concretos como derrames de petróleo ou a localização de ilhas de lixo no Oceano.
3.ª Etapa - Trabalho Prático
Nas aulas de Educação Tecnológica ou em turmas de Escolas Profissionais:
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Montagem do barquinho a partir do manual de montagem (em preparação). Para esta tarefa sugerimos que contactem um centro náutico ou estaleiro local para ajudar na seleção dos materiais e na própria montagem.
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Pintura do barco. As tintas devem ser acrílicas de exterior e os pinceis de pelo duro.
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Preparação do barco para navegação. Será necessário colar uma identificação e nome de contacto bem visível no convés.
Nas aulas de Português e/ou Inglês:
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Dinamizar uma discussão para batizar o barquinho. O nome deverá estar relacionado com a escola, com a região ou com Portugal. Deve ser suficientemente simples para ser lido em todas as línguas.
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Elaborar a mensagem (em português e inglês) a incluir no barquinho para ser lida por qualquer povo do arco Atlântico. O conteúdo é livre mas sugerimos que transmita uma mensagem humanista.
Nas aulas de Educação Visual:
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Desenvolver um projeto artístico para decorar o barco que reflita a nossa cultura. Deverão ser criados pequenos grupos de trabalho. Existe um documento que pode ser impresso e que permite fazer o projeto à mesma escala do barco. Algumas sugestões e orientações:
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Os projetos artísticos deverão ter como linhas orientadoras a nossa cultura/símbolos locais e uma mensagem humanista.
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Poderão criar um logotipo do barco.
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Os desenhos deverão ser feitos à escala 1:1 para que os alunos tenham consciência da dificuldade do que estão a criar uma vez que a pintura do casco é feita maioritariamente com pincéis.
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As cores predominantes devem ser cores vivas e bem visíveis no mar (amarelo, laranja, e vermelho são normalmente cores utilizadas em equipamentos marinhos, por essa razão).
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Os projetos deverão ser submetidos à avaliação de um júri composto por professores, alunos de outras turmas, entidades locais envolvidas ou elementos da equipa coordenadora do projeto.
Nas aulas de História e/ou Ciências:
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Explorar os termos náuticos necessários para que os alunos se familiarizem e utilizem a linguagem correta. Poderão usar o seguinte documento.
4.ª Etapa - Comunicação
Sugerimos que as turmas envolvidas apresentem publicamente os projetos de decoração num evento local ou para a comunidade escolar.
5.ª Etapa - Teste
Os veleiros devem ser testados em meio aquático. Sugerimos que o façam num ambiente controlado antes de os testarem no mar. O GPS será testado pela equipa do IST/ISR-Lisboa antes de ser colocado nos barquinhos.
6.ª Etapa - Lançamento
O lançamento do veleiro é feito em articulação com a DGPM, que vai assegurar o lançamento num local propício a que o barquinho avance para o Atlântico e não volte a terra.
7.ª Etapa - Monitorização
Nas aulas de Ciências, Geografia, História e Matemática os alunos poderão trabalhar vários temas e conceitos usando as seguintes plataformas:
Podem aprender vários conceitos de Física (deslocação, unidades de medida, velocidade instantânea e velocidade média) e de Matemática (percentagens, conversões, expressões matemáticas, vetores) de modo a conseguirem fazer previsões de posição do barquinho.
Nas aulas de Ciências e de Geografia poderão explorar conceitos como fusos horários, latitude/longitude, correntes oceânicas e características gerais (geografia, demografia, cultura) de países do Arco Atlântico.
8.ª Etapa - Interação
Quando o veleiro é recuperado noutro país e entregue a uma escola local, deverá ter início um processo de interação e partilha entre alunos de diferentes países. Os alunos poderão trocar cartas, partilhar mensagens e vídeos e, inclusivamente, interagir em tempo real em videoconferência.
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