4.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

Estão abertas as inscrições!

O tema da 4.ª edição do Prémio Mário Ruivo é “O Oceano e as Alterações Climáticas”. Os participantes deverão criar filmes dentro desta temática, refletindo a relação de absoluta interdependência entre Oceano e Clima, crucial para compreender as alterações climáticas.

O sequestro de carbono, o aumento do nível do mar, a regulação climática, o impacto na biodiversidade, o impacto humano e eventos climáticos extremos são alguns dos fatores que fazem parte deste nexus Oceano – Clima e que poderão servir de inspiração aos jovens realizadores.

Dirigida a jovens entre os 14 e os 21 anos, a 4.ª edição visa reforçar a consciencialização sobre a relação crucial entre o Oceano e o clima e continuar a homenagear o legado de Mário Ruivo, pioneiro na defesa do Oceano e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal, figura inspiradora na proteção e conhecimento do mar português.

A 4.ª edição do Prémio Mário Ruivo irá galardoar filmes com a duração máxima de sete minutos que foquem a temática “O Oceano e as Alterações Climáticas”. Para participar, os jovens “cineastas” poderão concorrer individualmente ou em equipa e submeter o seu filme até 15 de setembro. Serão atribuídos prémios, no valor de 2.000€, em quatro categorias: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro.

O mote da edição deste ano do Prémio destaca o nexus Oceano-Clima, a estreita relação e interdependência entre o Oceano e o sistema climático terrestre, crucial para compreender e abordar as alterações climáticas.

Os filmes submetidos a concurso serão avaliados por um júri composto por personalidades de referência nas áreas do Cinema, Ciência e Educação, nomeadamente João Pedro Ruivo, Elsa Mendes, Gonçalo Vieira, Ricardo Melo e José Manuel Marques.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade da Comissão Organizadora do Prémio (COP) criada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar, da cultura, da ciência, da educação e do ambiente.

Coordenada pela DGPM – Direção-Geral de Política do Mar, a COP integra ainda o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, a Cinemateca Portuguesa, a FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, a DGE - Direção-Geral de Educação e a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

A edição deste ano conta ainda com o apoio institucional de ADENE - Agência para a Energia, Águas do Tejo Atlântico, Comité Português para a COI-UNESCO, Comité Nacional para a Década do Oceano e Estações Náuticas de Portugal.

Para mais informações sobre o Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, consulte o site www.premiomarioruivo.pt.